MENU

OUTRAS FLIM

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Uma linda troca de afetos, risadas e saberes

Foi assim a contação das Histórias Viajantes, na ensolarada tarde do sábado, 27/04/2024, em Santa Maria Madalena.

A contadora Marisa Maia e o músico Felipe Aguiar puseram a criançada e gente grande de todas as idades para dançar e cantarolar na praça. Do divertido “Funk do Bolinha”, a sambas de Martinho da Vila (“É devagar, é devagar/ É devagar, devagarinho”... repetiam todos) até refrões criados pela própria dupla, teve de tudo na praça Coronel Braz.

Sob as bençãos de Dercy, madalenenses e turistas se espalharam pela praça

Quem resiste ao "Funk do Bolinha"?

As canções ilustram as narrações de Marisa. Entre elas, a de um certo João Boboca: “Malando é malandro/Mané é mané”, advertia a plateia a cada trapalhada do tal João em suas tentativas de fazer bons negócios. Ou a da competição dos bichos para conseguir o fruto maravilhoso (“Carambola, carambola/Não posso esquecer seu nome/Que meu povo está com fome”).

As interpretações de Marisa estimulam a plateia a interagir

Especialmente emocionante para os adultos foi a lição embutida na história do alfaiate distraído, “o homem que não prestava atenção em algumas coisas”: contentava-se com o muito que conseguia e deixava passar as pequenas coisas. E muitas outras narrativas, que fizeram a maior parte do público da primeira sessão voltar para a segunda. Teve até história contada e música tocada exclusivamente para os ouvidos de fãs que cercaram os artistas após o espetáculo. Uma verdadeira troca de afetos e experiências.  

Com sua bela voz e a sonoridade de seu violão, o músico Felipe Aguiar (na foto abaixo) substituiu brilhantemente e de última hora o colega Yvson Bruno, que foi apanhado pela dengue e não veio a Madalena como anunciado. 

Marisa Maia e seus parceiros vêm percorrendo o Estado do Rio, levando de Bom Jardim, onde vivem, suas Histórias Viajantes na bagagem. Já passaram por Copacabana, Teresópolis , Petrópolis, Barra Mansa, Nova Friburgo e cidades da Baixada Fluminense. A Pró-Cultura e seus apoiadores esperam que continuem voltando a Santa Maria Madalena, para alegria do público e dos amigos que já conquistaram na cidade.

(Crédito das fotos: Brayan Giron Maia)

terça-feira, 23 de abril de 2024

Histórias ilustradas com música para encantar Madalena

Desde 2009, a contadora Marisa Maia e o músico Yvson Bruno estão na estrada com suas Histórias Viajantes. A dupla encanta crianças e adultos com apresentações dinâmicas e divertidas, em que usam a música para ilustrar contos da cultura popular do Brasil e de outros países. 

Neste sábado, 27/04/2024, eles vão se apresentar na Praça Coronel Braz, em dois horários: às 15h, com três contos para crianças, e às 17h com uma contação para os mais velhos. Mas recomendamos que pessoas de todas as idades assistam às duas sessões. Além disso, Marisa vai apresentar seu mais recente livro, Toc Toc Toc. A diversão é garantida para todos. (Atenção: se chover, o evento será transferido para a escola Cemad).

Entre as quatro narrativas escolhidas para o espetáculo, estão as atrapalhações de um certo João, que tinha muitas dificuldades para fazer negócios lucrativos, e a versão brasileira de uma história africana, em que os animais competem para encontrar um fruto maravilhoso que mataria a fome e a sede de todos.

 Marisa e Yvson já se apresentaram várias vezes em Santa Maria Madalena, na FLIM anual, e agora participam do segundo evento da FLIM O ANO Inteiro, iniciada em março de 2024. A promoção é da Associação Pró-Cultura de Santa Maria, com o apoio do comércio madalenense.