Foi assim a contação das Histórias Viajantes, na ensolarada tarde do sábado, 27/04/2024, em Santa Maria Madalena.
A contadora Marisa Maia e o músico Felipe Aguiar puseram a criançada e gente grande de todas as idades para dançar e cantarolar na praça. Do divertido “Funk do Bolinha”, a sambas de Martinho da Vila (“É devagar, é devagar/ É devagar, devagarinho”... repetiam todos) até refrões criados pela própria dupla, teve de tudo na praça Coronel Braz.
Sob as bençãos de Dercy, madalenenses e turistas se espalharam pela praça |
Quem resiste ao "Funk do Bolinha"? |
As interpretações de Marisa estimulam a plateia a interagir |
Especialmente emocionante para os adultos foi a lição embutida na história do alfaiate distraído, “o homem que não prestava atenção em algumas coisas”: contentava-se com o muito que conseguia e deixava passar as pequenas coisas. E muitas outras narrativas, que fizeram a maior parte do público da primeira sessão voltar para a segunda. Teve até história contada e música tocada exclusivamente para os ouvidos de fãs que cercaram os artistas após o espetáculo. Uma verdadeira troca de afetos e experiências.
Com sua bela voz e a sonoridade de seu violão, o músico Felipe Aguiar (na foto abaixo) substituiu brilhantemente e de última hora o colega Yvson Bruno, que foi apanhado pela dengue e não veio a Madalena como anunciado.
Marisa Maia e seus parceiros vêm percorrendo o Estado do Rio, levando de Bom Jardim, onde vivem, suas Histórias Viajantes na bagagem. Já passaram por Copacabana, Teresópolis , Petrópolis, Barra Mansa, Nova Friburgo e cidades da Baixada Fluminense. A Pró-Cultura e seus apoiadores esperam que continuem voltando a Santa Maria Madalena, para alegria do público e dos amigos que já conquistaram na cidade.
(Crédito das fotos: Brayan Giron Maia)