quarta-feira, 8 de maio de 2013

FLIM 2013 homenageia Mario Quintana


A FLIM 2013 – IV Festa Literária de Santa Maria Madalena, de 23 a 25 de agosto, este ano vai homenagear o gaúcho Mario Quintana (1906-1994), um dos mais importantes e populares poetas brasileiros.

Considerado um dos três maiores líricos modernos, ao lado de Manuel Bandeira e Cecília Meirelles, Quintana escreveu versos cheios de lirismo e bom-humor, que frequentam tanto as agendas e blogs dos adolescentes, quanto as vozes dos adultos que os guardaram carinhosamente na memória.


Nascido em Alegrete, no interior do Rio Grande do Sul, viveu toda sua vida em Porto Alegre, trabalhando duro como tradutor e jornalista na imprensa local. Começou a publicar seus poemas na década de 1940, conquistando admiradores fieis entre escritores do Brasil inteiro. Mas foi a partir dos anos 70 que sua obra ganhou reconhecimento popular.

A organização da FLIM agradece a Elena Quintana, sobrinha e herdeira do poeta, que tão gentilmente nos acolheu e autorizou a homenagem.

Um pouco de Quintana para começar


Uma pequena amostra da riqueza poética de Mario Quintana, que pretendemos explorar muito mais amplamente na FLIM, em shows, saraus, palestras, exposições... e tudo mais que a nossa imaginação mandar! 

Os trechos abaixo foram retirados dos livros Esconderijos do Tempo, Canções, Sapato Florido, Caderno H e Apontamentos de História Sobrenatural.

“Todos esses que aí estão/ Atravancando meu caminho/Eles passarão.../Eu passarinho!” (Poeminho do contra)

“Oh! O silêncio das salas de espera/Onde esses pobres guarda-chuvas lentamente escorrem...” (Canção dos romances perdidos)

“Eu sou um homem fechado./O mundo me tornou egoísta e mau./E a minha poesia é um vício triste,/Desesperado e solitário/Que eu faço tudo por abafar./Mas tu apareceste com a tua boca fresca de madrugada,/Com o teu passo leve,/Com esses teus cabelos.../E o homem taciturno ficou imóvel, sem compreender nada, numa alegria atônita.../A súbita, a dolorosa alegria de um espantalho inútil/Aonde viessem pousar os passarinhos!” (Canção do amor imprevisto)

“Os guarda-chuvas perdidos... Aonde vão parar os guarda-chuvas perdidos? E os botões que se desprenderam? E as pastas de papéis, os estojos de pincenê, as maletas esquecidas nas gares, as dentaduras postiças, os pacotes de compras, os lenços com pequenas economias? Aonde vão parar todos esses objetos heteróclitos e tristes? Não sabes? Vão parar nos aneis de Saturno, são eles que formam, eternamente girando, os estranhos aneis desse planeta misterioso e amigo.” (Objetos perdidos)

“Uma formiguinha atravessa, em diagonal, a página ainda em branco. Mas ele, aquela noite, não escreveu nada. Para quê? Se por ali já havia passado o frêmito e o mistério da vida...” (O poema)

“A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer.” (Mentira?)

“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.” (Cartaz para uma feira do livro)

“O fantasma é um exibicionista póstumo.” (Incorrigível)

"Adolescente, olha! A vida é nova.../A vida é nova e anda nua/ - vestida apenas com o teu desejo!" (O adolescente)

“Quem faz um poema abre uma janela./Respira, tu que estás numa cela/abafada,/esse ar que entra por ela./Por isso é que os poemas têm ritmo/- para que possas, enfim, profundamente respirar./Quem faz um poema salva um afogado." (Emergência)

Quintana por ele mesmo




Nasci em Alegrete, em 30 de julho de 1906. Creio que foi a principal coisa que me aconteceu. E agora pedem-me que fale sobre mim mesmo. Bem! Eu sempre achei que toda confissão não transfigurada pela arte é indecente. Minha vida está nos meus poemas, meus poemas são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão. Ah! Mas o que querem são detalhes, cruezas, fofocas... Aí vai! Estou com 78 anos, mas sem idade. Idades só há duas: ou se está vivo ou morto. Neste último caso é idade demais, pois foi-nos prometida a Eternidade.

Nasci no rigor do in verno, temperatura: 1 grau; e ainda por cima prematuramente, o que me deixava meio complexado, pois achava que não estava pronto. Até que um dia descobri que alguém tão completo como Winston Churchill nascera prematuro – o mesmo tendo acontecido a sir Isaac Newton! Excusez du peu... Prefiro citar a opinião dos outros sobre mim. Dizem que sou modesto. Pelo contrário, sou tão orgulhoso que acho que nunca escrevi algo à minha altura. Porque poesia é insatisfação, um anseio de auto-superação. Um poeta satisfeito não satisfaz. Dizem que sou tímido. Nada disso! Sou é caladão, introspectivo. Não sei por que sujeitam os introvertidos a tratamentos. Só por não poderem ser chatos como os outros?

Exatamente por execrar a chatice, a longuidão, é que eu adoro a síntese. Outro elemento da poesia é a busca da forma (não da fôrma), a dosagem das palavras. Talvez concorra para esse meu cuidado o fato de ter sido prático de farmácia durante cinco anos. Note-se que é o mesmo caso de Carlos Drummond de Andrade, de Alberto de Oliveira, de Erico Verissimo – que sabem (ou souberam) o que é a luta amorosa com as palavras.

(Texto escrito pelo poeta para a revista IstoÉ de 14/11/1984)


Em resumo



* 30/07/1906, em Alegrete (RS)                            † 05/05/1994, em Porto Alegre (RS)
Venho do fundo das Eras                                         Não me deixem ir tão só,       
Quando o mundo mal nascia                                    Tão só, transido de frio.
Sou tão antigo e tão novo                                        Eu quero um renque de vozes
Como a luz de cada dia                                            Por toda a margem do rio.


Segue tranquilo, poeta. Seus leitores estarão sempre repetindo seus versos em voz alta.


Dica importante: sites confiáveis


“As pessoas não lêem mais livros ... confiam cegamente em tudo aquilo que acham na internet, sem verificar a validade! É a vitória da rapidez superficial sobre a lenta e agradável leitura de um livro ... Se o tio estivesse aqui ficaria muito brabo!” (Elena Quintana, sobrinha de Mario, em entrevista ao tradutor italiano Pierino Bonifazio)


O homenageado da FLIM 2013 partiu deste mundo em 5 de maio de 1994. Onde quer que ele esteja, não queremos que fique brabo conosco! A internet não pode mesmo substituir a leitura dos livros.

 Por isso, a organização da FLIM recomenda a todos que estão produzindo atividades para apresentação no nosso evento que se baseiem diretamente nos livros do poeta. Todas as citações devem trazer o título do livro de onde foram retiradas.

Mas como na internet também há muitas fontes confiáveis, aqui vai uma relação de sites recomendados pela FLIM:

1) Casa de Cultura Mario Quintana – Centro cultural de Porto Alegre, mantido pelo governo do Rio Grande do Sul.  http://www.ccmq.com.br/

2) Site comemorativo do centenário de Mario Quintana - Feito pelo governo gaúcho especialmente para celebrar o centenário de nascimento do poeta, em 2006. Biografia, bibliografia, poemas, depoimentos. Só está atualizado até 2006.

3) ClicRBS – Especial da RBS (Rede Brasil Sul de Comunicação), com depoimentos, fotos, entrevistas, biografia e muito mais.

4) Editora Objetiva – site da editora que, desde 2011, tem a exclusividade de publicação das obras deixadas por Mario Quintana. 

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Programação da FLIM 2013

Sexta-feira – 23 de agosto
19h
(1) Abertura Homenagem a Mario Quintana, com apresentação do Coral Madalenense, recital poético dos alunos do Ciep 273 e apresentação do Coral da Petrobrás
Casa da Cultura
22h
(2) Quintanares – Espetáculo baseado na obra de Mario Quintana, com o ator gaúcho Vagner Souza
Clube Montanhês

23h
(3) Sarau – Encontro de poetas e músicos de diversas cidades e exposição de telas do artista De Castro
Restaurante Varanda da Serra


Sábado – 24 de agosto

10h às 11h
(4) Carnaval para a terceira idade Contação de histórias com música, em espetáculo criado por Rosana Almeida 
Asilo Lar dos Velhinhos de Madalena

10h às 11h
(5) O Batalhão das Letras – Dramatização do poema infantil de Mario Quintana pelos alunos da Creche Luiz Antonio Rocha Carvalho
Creche Luiz Antonio Rocha Carvalho

(6) Bate-papo com o autor – Leitura de textos do poeta e contista Wanderlino T. Leite Netto com interação autor/participantes
Salão da Colônia de Férias da Asperj

10h às 11h
(7) Lançamento de livro infantil Joanie e Joaninha, de Mariucha Correa
Jardim da Colônia de Férias da Asperj

10h às 12h
(8) Exposição – Poemas de Glovir Bizzo
Telecentro Comunitário

10h às 14h
(9) Maquete e Varal – Exposição de trabalhos sobre poemas de Quintana produzidos por alunos da Escola Osório Bersot
Praça das Escolas na Praça Frouthé

10h às 15h
(10) Vista Alegre com Quintana – Exposição de dobraduras e textos de e sobre Mario Quintana, montada pelos alunos da Escola Vista Alegre
Praça das Escolas na Praça Frouthé

10h às 15h
(11) Conhecendo Mario Quintana – Exposição de trabalhos dos alunos da Escola Sebastião Borges Barreto
Praça das Escolas na Praça Frouthé

10h às 15h
(12) Escola estuda Quintana – Exposição de caricaturas e objetos criados pelos alunos da Escola Agulha dos Leais
Praça das Escolas na Praça Frouthé

10h às 16h
(13) Concretizando a Arte Literária – Homenagem à escritora Selma Nardacci, com apresentação de jogral e exposição de textos com formas, cores e texturas
Varandão da Escola Barão de Madalena

10h às 17h
(14) Quintana é inspiração – Exposição de trabalhos dos alunos do CIEP 273 a partir da releitura de textos de Mario Quintana
Rua Mattos Pitombo

(15) Quintana e Vinícius – Um olhar sobre Mario Quintana e Vinícius de Moraes, em obra coletiva dos alunos da Escola Helio de Souza Martins
Praça das Escolas na Praça Frouthé

10h às 17h
(16) Uma viagem – Exposição de cartazes em álbum seriado sobre Mario Quintana, produzido pelos alunos da Escola de Santo Antonio do Imbé
Praça das Escolas na Praça Frouthé

10h às 17h
(17) Barca das Letras – O palhaço Ribeirinho comanda brincadeiras, arrecada e distribui livros e revistas
Praça Frouthé

10h às 17h
(18) Martinho Santafé: Quadros – Exposição de telas do artista Martinho Santafé
Casa da Cultura

10h às 17h
 (19) Dercy: Cinco anos de saudade – A trajetória artística e profissional de Dercy Gonçalves em fotos, vestuário, objetos e vídeos
Clube Montanhês

10h às 17h
(20) Papel Nobre Exposição de quadros e esculturas do artista Daniel Ignacio e alunos da Creche E.M. Piteira, de Conceição de Macabu/RJ
Clube Montanhês

10h às 18h
(21) Projeto Livro Livre – Distribuição gratuita de livros novos e usados e brincadeiras com a atriz Nica Bomfim
Praça Frouthé - Tenda da Biblioteca Juvenil do Dezessete

10h às 18h
(22) Xadrez para todos – Oficina de iniciação ao jogo de xadrez, com apoio de livros ilustrados especiais para crianças e jovens
Praça Frouthé - Tenda da Biblioteca Juvenil do Dezessete

10h às 18h
(23) Inglês na Praça – Aulas e atividades divertidas em inglês com o Curso Wizard
Praça Frouthé

10h30 às 10h45
(24) Teatro de fantoches – Espetáculo produzido pelo Ciep 273 (Segunda sessão às 14h30)
Rua Mattos Pitombo

10h30 às 15h
(25) Quintana na creche – Exposição de desenhos de alunos da Creche de Manoel de Moraes sobre textos de Mario Quintana
Praça das Escolas na Praça Frouthé

11h às 12h
(26) Contação de histórias – Com Eurídice Hespanhol
Coreto da Praça Frouthé

11h às 12h
(27) O despertar dos monstros – Exposição de máscaras inspiradas no poema Os degraus, pelos alunos da Escola Corrégio de Castro, e confecção de novas máscaras com os visitantes
Praça das Escolas na Praça Frouthé

11h às 12h
(28) Lançamento de livro - Cói-Cói, de Dina Feijó
Salão da Colônia de Férias da Asperj

11h às 16h
(29) Isac Melo: Quadros – Exposição e venda de telas do artista Isac Melo
Restaurante Manah

11h às 00h
(30) Arte Musiva – Exposição de painéis em mosaico do artista Ronaldo Branco
Restaurante Massa di Casa

12h às 13h
(31) Lançamento de livro infantil O jegue voador e o boto pagodeiro, de Elise Schiffer
Coreto da Praça Frouthé

12h às 13h
(32) Mariene Lino – Apresentação da escritora mirim Mariene Lino, 11 anos, autora de  O Som Misterioso
Salão da Colônia de Férias da Asperj

13h às 13h15
(33) Pé de Pilão – Apresentação musical baseada em obra de Mario Quintana, pelos alunos da Escola Nair Lima
Escola Nair Lima

13h às 14h
(34) Circo Cia Viva – Espetáculo circense
Praça Coronel Braz

13h às 16h
(35) Contação de histórias – Diversas atividades produzidas pela Escola Geraldo Lima Garcia
Sede da Euterpe Madalenense

13h às 17h
(36) Arte na Madeira – Le Tireur Friburgeois: Oficina de arte em pequenas peças de madeira
Praça Frouthé

14h às 16h
(37) Literatura em família – Lançamento dos livros A princesa skatista, da autora mirim Julia Ribeiro, 10 anos, e Nariz de Cera, memórias do jornalista Marco Antonio Ribeiro
Salão da Colônia de Férias da Asperj

14h às 14h40
(38) Banda de Latas – Desfile da banda de jovens de Triunfo que usam instrumentos de sucata
Rua Barão de Madalena

15h às 16h
(39) Dançando na terceira idade – Contação de histórias com música para dançar, em espetáculo criado por Rosana Almeida
Restaurante da Pousada Kentinha

15h às 16h
(40) Café Literário – Leitura compartilhada de textos, com dinamização de Marcia Lobosco
Restaurante Charme da Serra

15h às 16h
(41) Poesia para jovens – Oficina de criação de poemas com Eurídice Hespanhol, para jovens a partir de 13 anos
Restaurante Varanda da Serra

16h às 17h
(42) Lançamento de livro com declamação – Lacunas, poemas de Ana Paula Souza Filgueira
Restaurante Charme da Serra

16h às 17h30
(43) Show de forró – com a Banda Mala e Cuia
Palco na Praça Frouthé

17h às 18h
(44) Música na Calçada – Apresentação musical da dupla Mariana e Gabriela
Calçada da Loja Mistura Fina

17h às 18h
(45) Vida e obra de Mario Quintana – Palestra do escritor Carlos Nejar, da Academia Brasileira de Letras
Câmara Municipal

19h às 19h40
(46) Teatro – Apresentação da comédia No Curral, com Mais Amor, pelo grupo Theatro de Repertório do Caminho Novo, de Minas Gerais
Palco na Praça Frouthé

19h
(47) Lançamento de livro Madalenenses Adotivos, de Salvador Mata e Silva, Geraldo José Machado e Neuza Feijó Machado
Restaurante Varanda da Serra

Domingo – 25 de agosto

10h às 10h15
(48) Recital de poesia – Produção da Escola Gentil Carolina Machado Trindade
Praça das Escolas na Praça Frouthé

10h às 11h
(49) Oficina de Haicai – Lançamento do livro Arca de Haicais, de Lena Ponte, seguido de oficina com a autora para crianças e jovens de 7 a 13 anos.
Jardim da Colônia de Férias da Asperj

10h às 11h40
(50) Choro na Praça – Show do grupo BJ Trio relembrando os grandes mestres do chorinho
Praça Frouthé

10h às 12h
(51) Xadrez para todos – Oficina de iniciação ao jogo de xadrez, com apoio de livros ilustrados especiais para crianças e jovens
Praça Frouthé - Tenda da Biblioteca Juvenil do Dezessete

10h às 12h
(52) Barca das Letras – O palhaço Ribeirinho comanda brincadeiras, arrecada e distribui livros e revistas
Praça Frouthé

10h às 12h
(53) Martinho Santafé: Quadros – Exposição de telas do artista Martinho Santafé
Casa da Cultura

10h às 13h
(54) Quintana é inspiração – Exposição de trabalhos dos alunos do CIEP 273 a partir da releitura de textos de Mario Quintana
Rua Mattos Pitombo

10h às 15h
(55) Exposição de cartazes – Produção da Escola Mendo Sampaio
Praça das Escolas na Praça Frouthé

10h às 16h
(56) Concretizando a Arte Literária – Homenagem à escritora Selma Nardacci, com apresentação de jogral e exposição de textos com formas, cores e texturas
Varandão da Escola Barão de Madalena

10h às 16h
(57) Projeto Livro Livre – Distribuição gratuita de livros novos e usados e brincadeiras com a atriz Nica Bomfim
Praça Frouthé - Tenda da Biblioteca Juvenil do Dezessete

10h às 16h
(58) Uma viagem – Exposição de cartazes em álbum seriado sobre Mario Quintana, produzido pelos alunos da Escola de Santo Antonio do Imbé
Praça das Escolas na Praça Frouthé

10h às 16h
(59) Inglês na Praça – Aulas e atividades divertidas em inglês com o Curso Wizard
Praça Frouthé

10h às 17h
(60) Dercy: Cinco anos de saudade – A trajetória artística e profissional de Dercy Gonçalves em fotos, vestuário, objetos e exibição de vídeos
Clube Montanhês

10h às 17h
(61) Papel Nobre Exposição de quadros e esculturas do artista Daniel Ignacio e alunos da Creche E.M. Piteira, de Conceição de Macabu
Clube Montanhês

11h às 13h
(62) Lançamento de livro e oficina – Lançamento do livro infantojuvenil A História de um Cambucazinho”, de Fabiana Figueira Corrêa, seguido de oficina com a autora Jardim da Colônia de Férias da Asperj

11h às 13h
(63) Contação no Parque – Contação de histórias com Rosana Almeida.
Sede do Parque Estadual do Desengano (haverá transporte gratuito em van saindo da Praça Frouthé)

11h às 16h
(64) Isac Melo: Quadros – Exposição e venda de telas do artista Isac Melo
Restaurante Manah

11h às 17h
(65) Arte Musiva – Exposição de painéis em mosaico do artista Ronaldo Branco
Restaurante Massa di Casa

12h às 14h
(66) Circo Cia. Viva – Show e oficina de malabares para o público
Praça Coronel Braz

13h às 16h
(67) Contação de histórias – Diversas atividades produzidas pela Escola Geraldo Lima Garcia
Sede da Euterpe Madalenense

14h às 15h40
(68) Teatro – Apresentação da peça O Carmense, com grupo de teatro de Carmo/RJ
Palco da Praça Frouthé

16h às 17h
(69) Banda de Tambores – Apresentação da Banda do Ciep João Nicolau Filho, de Cantagalo/RJ
Quadra de Esportes da Praça Frouthé

18h às 19h
(70) Encerramento – Descerramento da placa comemorativa da FLIM 2013 e recital da pianista Priscila Figueiredo Machado
Casa da Cultura

 E mais...

Dramatizações-relâmpago, em diversos horários, por alunos do Ciep

Tenda dos Autores


Tenda dos Artesãos

Seguidores

A cidade

Encravada na Serra Fluminense, a 230 quilômetros do Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena mantém a arquitetura do tempo dos barões do café, em meio ao verde da Mata Atlântica. Sua combinação de beleza e simplicidade encanta os visitantes.


OUTRAS FLIM


Como chegar,
Onde ficar

Informações

culturaflim@gmail.com

Créditos

Projeto gráfico: AndersonGrafus
Foto da Pedra Dubois: Leandro Almeida