segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Um gosto de “quero mais”

 Foi esse o sabor que ficou do evento “Corpo em Movimento”, com apresentação de danças cigana, indiana e árabe, pelas bailarinas Dilma Yára e Amlid Amar, no último sábado, 31/08, no simpático restaurante/bar Primitivo Charcutaria, em Santa Maria Madalena.

A bailarina Dilma Yára encantou com a dança cigana "Fênix"

 Esse foi o quarto evento da FLIM 2024, em sua nova versão, a FLIM O Ano Inteiro. O gostinho de “quero mais” não foi apenas pela beleza dos números de dança apresentados, mas pelo bate-papo no final da apresentação. Dilma e Amlid nos brindaram com surpreendentes explicações sobre os significados simbólicos e a história de cada tipo de dança.  

Amlid Amar brilhou na dança do ventre

Aprendemos com Amlid que essas danças têm origem em celebrações religiosas, algumas de preparação da mulher para a maternidade. E todas têm traços em comum, relacionados à milenar diáspora dos ciganos, um povo originário da região entre a Índia e o Paquistão, que, por força de preconceitos e perseguições, espalhou-se pelo Egito, o Oriente Médio e a Europa. E daí vieram parar no Brasil.


Dilma desmontou os preconceitos

Com Dilma Yára, aprendemos que, ao contrário do que nos dizem os preconceitos da nossa mentalidade ocidental, os ciganos não são um povo sujo e perigoso. Pelo contrário, eles cultuam a liberdade e a paz. “Jamais se envolvem nas questões políticas e religiosas dos lugares em que se instalam, não disputam o poder”, explica Dilma.

O público curtiu a troca de ideias com as artistas

As danças e os figurinos foram tão bonitos, e a conversa tão interessante, que o público presente cobrou da Associação Pró-Cultura uma nova vinda das bailarinas. Querem uma apresentação mais longa, com mais números de dança e mais tempo para o bate-papo sobre as relações da dança com a cultura e as religiões e seus benefícios para o bem-estar de quem a pratica. Amlid e Dilma, gentilmente, já se comprometeram a voltar a Santa Maria Madalena.

Portanto, aguardem. Vai ter mais!

FOTOS: Brayan Giron Maia

Seguidores

A cidade

Encravada na Serra Fluminense, a 230 quilômetros do Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena mantém a arquitetura do tempo dos barões do café, em meio ao verde da Mata Atlântica. Sua combinação de beleza e simplicidade encanta os visitantes.


OUTRAS FLIM


Como chegar,
Onde ficar

Informações

culturaflim@gmail.com

Créditos

Projeto gráfico: AndersonGrafus
Foto da Pedra Dubois: Leandro Almeida