Foi esse o sabor que ficou do evento “Corpo em Movimento”, com apresentação de danças cigana, indiana e árabe, pelas bailarinas Dilma Yára e Amlid Amar, no último sábado, 31/08, no simpático restaurante/bar Primitivo Charcutaria, em Santa Maria Madalena.
A bailarina Dilma Yára encantou com a dança cigana "Fênix" |
Amlid Amar brilhou na dança do ventre |
Aprendemos com Amlid que essas danças têm origem em celebrações religiosas, algumas de preparação da mulher para a maternidade. E todas têm traços em comum, relacionados à milenar diáspora dos ciganos, um povo originário da região entre a Índia e o Paquistão, que, por força de preconceitos e perseguições, espalhou-se pelo Egito, o Oriente Médio e a Europa. E daí vieram parar no Brasil.
Dilma desmontou os preconceitos |
Com Dilma Yára, aprendemos que, ao contrário do que nos dizem os preconceitos da nossa mentalidade ocidental, os ciganos não são um povo sujo e perigoso. Pelo contrário, eles cultuam a liberdade e a paz. “Jamais se envolvem nas questões políticas e religiosas dos lugares em que se instalam, não disputam o poder”, explica Dilma.
As danças e os figurinos foram tão bonitos, e a conversa tão interessante, que o público presente cobrou da Associação Pró-Cultura uma nova vinda das bailarinas. Querem uma apresentação mais longa, com mais números de dança e mais tempo para o bate-papo sobre as relações da dança com a cultura e as religiões e seus benefícios para o bem-estar de quem a pratica. Amlid e Dilma, gentilmente, já se comprometeram a voltar a Santa Maria Madalena.
Portanto,
aguardem. Vai ter mais!
FOTOS: Brayan Giron Maia
Muito bom!
ResponderExcluir