Vêm do outro lado do mundo os três tipos de danças que serão apresentadas na edição deste mês de agosto da FLIM O Ano Inteiro. As bailarinas Dilma Yára e Amlid Amar estarão em Santa Maria Madalena no sábado, 31/08, para mostrar as belas coreografias das danças cigana, indiana e árabe. E aproveitarão para falar um pouco com o público sobre essas três manifestações culturais e seus pontos em comum, pois ao longo dos séculos houve muito contato entre os três povos.
Já a dança indiana propriamente dita se divide em dois grupos: a forma clássica, surgida há milênios; e a moderna, muito presente nos filmes de Bollywood, a poderosa indústria do cinema popular indiano. Ganhou esse nome como uma mistura de Bombaim (atual Mumbai, a maior cidade da Índia) e a Hollywood americana.
Por fim, a dança do ventre, surgida no Oriente Médio e difundida pelos povos árabes. Das três, é a mais conhecida no Brasil. Nasceu como um rito de preparação da mulher para ser mãe e também tem influências das outras duas, principalmente por causa da passagem dos ciganos pela região.