MENU

OUTRAS FLIM

terça-feira, 13 de agosto de 2024

Danças que vêm de longe para nos encantar

Vêm do outro lado do mundo os três tipos de danças que serão apresentadas na edição deste mês de agosto da FLIM O Ano Inteiro. As bailarinas Dilma Yára e Amlid Amar estarão em Santa Maria Madalena no sábado, 31/08, para mostrar as belas coreografias das danças cigana, indiana e árabe. E aproveitarão para falar um pouco com o público sobre essas três manifestações culturais e seus pontos em comum, pois ao longo dos séculos houve muito contato entre os três povos.

 A dança e a música ciganas expressam a cultura de um povo originário da Índia, que há cerca de 700 anos começou a se espalhar pelo Oriente Médio, o norte da África, a Europa e, daí, para as Américas. No Brasil, os ciganos chegaram via Portugal e Espanha, fugindo de preconceitos e perseguições.

Já a dança indiana propriamente dita se divide em dois grupos: a forma clássica, surgida há milênios; e a moderna, muito presente nos filmes de Bollywood, a poderosa indústria do cinema popular indiano. Ganhou esse nome como uma mistura de Bombaim (atual Mumbai, a maior cidade da Índia) e a Hollywood americana.

Por fim, a dança do ventre, surgida no Oriente Médio e difundida pelos povos árabes. Das três, é a mais conhecida no Brasil. Nasceu como um rito de preparação da mulher para ser mãe e também tem influências das outras duas, principalmente por causa da passagem dos ciganos pela região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário