segunda-feira, 29 de agosto de 2011

FLIM 2011 - RELATÓRIO FINAL

Apresentação
Cumprindo seu compromisso de responsabilidade e transparência para com apoiadores e parceiros, os realizadores da FLIM - Festa Literária de Santa Maria Madalena apresentam aqui o relato das ações e a análise de resultados da FLIM 2011, a segunda edição do evento, realizada de 26 a 28 de agosto do corrente ano.
Como se verá neste documento, a análise dos resultados obtidos revela que os objetivos foram alcançados. A missão da FLIM é contribuir para a evolução da educação e da cultura e para a dinamização da economia do município. A significativa participação da comunidade, dos educadores e artistas e dos empresários locais na organização, o afluxo de turistas na cidade, a repercussão na mídia e, principalmente, a animada participação do público em todas as 40 atividades oferecidas gratuitamente nos três dias do evento indicam que estamos no caminho certo.
A FLIM está se configurando como um evento anual capaz de atrair turistas e visitantes, inserindo-se no calendário municipal de eventos como mais uma alternativa de geração de emprego e renda no município.
A Festa Literária de Santa Maria Madalena veio para ficar!
                                                      Santa Maria Madalena, 09 de setembro de 2011
                              Rogério Botelho – ACIAM (Ass. Ind., Com. e Agropecuária de S.M.Madalena)
                                    Nelson Saraiva – Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte
                                    Terezinha Costa – Biblioteca Juvenil do Dezessete
                                    Ciro Romeiro – Ascat (Associação Sociocultural e Ambiental de Triunfo)



O evento e seus resultados
A FLIM 2011 ofereceu durante todo um fim de semana mais de 40 atrações nas áreas de literatura, teatro, música, artes plásticas, poesia e artesanato. Boa parte das atividades girou em torno da obra da homenageada especial desta edição, a escritora e teatróloga Maria Clara Machado (1921-2001), criadora do Teatro Tablado do Rio de Janeiro.
O evento foi viabilizado pela formação de alianças entre o poder público, o comércio local, os educadores e a comunidade em geral; e por parcerias com artistas e intelectuais locais e de outros municípios.
O número de atrações foi o dobro do apresentado na primeira edição, em novembro de 2010. Da mesma forma, o público registrou também rápido crescimento, com a presença estimada de cerca de 3 mil pessoas – número quase dez vezes maior que o da primeira edição e ainda mais  significativo quando se leva em conta que a população total de Santa Maria Madalena é de 10 mil habitantes.
Foi registrada a presença de turistas provenientes do Rio de Janeiro, Niterói, Campos dos Goytacazes, Macaé, Rio das Ostras, Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu, Nova Friburgo, Cantagalo e outros municípios da região centro-norte do Estado do Rio, tanto da serra quanto da baixada litorânea. A maioria dos turistas era constituída por grupos familiares.
A FLIM abriu para toda a população de Santa Maria Madalena, independentemente de faixa etária e classe social, a oportunidade de desfrutar de bens culturais produzidos no município e fora dele.
A seguir, um resumo dos impactos obtidos nas áreas educacional, cultural, econômica e social:
Impacto na educação
• O evento funcionou como uma oportunidade para as escolas aprofundarem seu relacionamento com as famílias dos alunos e a sua inserção na comunidade, um dos requisitos considerados importantes para a obtenção de bons índices de desempenho na educação.
• Graças à intensa participação do professorado, as atividades pedagógicas em torno da FLIM começaram meses antes da realização do evento e abrangeram de alunos da creche aos estudantes do ensino médio, com especial ênfase nos matriculados nas escolas do nível fundamental. Só da rede pública municipal foram envolvidos diretamente quase 1.200 alunos. As atividades em sala de aula exploraram a obra da homenageada especial, Maria Clara Machado, e seus resultados foram apresentados durante o evento. Segundo depoimento de observadores, durante a apresentação das crianças da creche era possível flagrar meninos de três anos explicando às mães quem foi Maria Clara Machado.
• Uma oficina de capacitação de professores para contação de histórias e teatro de fantoches reuniu três dezenas de professores de escolas urbanas e rurais da rede municipal – contribuindo, assim, para aumentar o número de profissionais habilitados a fazer mediação de leitura no município.
Impacto cultural
•Parcerias com intelectuais de cidades vizinhas e da capital proporcionaram a diversidade e o diálogo que fertilizam a vida cultural das sociedades. Além da oportunidade de mostrar sua própria produção cultural, a população do município teve oportunidade de conhecer e dialogar com o elenco do teatro composto por meninos moradores do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro; com uma dezena de poetas integrantes da Associação Profissional de Poetas do Estado do Rio (Apperj) e com escritores, atores, recreadores, músicos e artistas plásticos do Rio de Janeiro, Niterói, Macaé, Conceição de Macabu e Cordeiro, que lançaram livros, fizeram exposições e shows e conduziram oficinas e atividades recreativas em torno de temas literários.
• Mais de 1.500 livros novos e usados, distribuídos gratuitamente, foram avidamente disputados por crianças, jovens e adultos. Parte foram doações coletadas ao longo do ano por entidades comunitárias e parte foram aquisições feitas pelo poder público municipal. A iniciativa contribuiu para aumentar o número de livros em circulação no município (além dos disponíveis nas bibliotecas), já que a cidade não dispõe de livrarias.  
Impacto econômico
• Os resultados do evento para a economia local, que é baseada em agropecuária, microempresas comerciais e empreendedores individuais, foram visíveis. Registrou-se 60% de lotação da capacidade hoteleira, num mês (agosto) de habitual retração do movimento turístico. O movimento em restaurantes, padarias e lanchonetes foi em média 50% superior ao dos demais fins de semana de agosto. Artesãos tiveram oportunidade de exibir e vender seus produtos e pelo menos uma pintora local comemorou a venda de 70% de suas telas.
Impacto social
•A realização de uma atividade no Lar dos Velhinhos, o asilo que abriga os idosos do município, foi avaliada como um importante impacto na área social. Mais de 80% dos internos participaram da iniciativa conduzida por alunos do ensino médio, que fizeram atividades recreativas com os idosos e os levaram a passear pela cidade. Alguns dos participantes não saíam do asilo há mais de três anos. Segundo depoimento da diretora da entidade, os internos “rejuvenesceram 10 anos”.
•Apesar de realizado no centro da cidade, o evento esteve ao alcance de pelo menos uma parte da população rural, graças a uma iniciativa do poder público, que promoveu a ida de 200 alunos de escolas rurais municipais, e de uma entidade comunitária, que facilitou o transporte das famílias usuárias de uma biblioteca rural.
Repercussão na mídia
A inserção de matérias antes, durante e após a FLIM 2011, em sites, veículos impressos, rádio e TV cresceu pelo menos 100% em relação a 2010, ampliando a repercussão e o alcance do evento. Vale lembrar que todas as inserções e publicações foram de mídia espontânea, já que a organização do evento não dispôs de verbas de publicidade.
Destacam-se a cobertura dada pelas emissoras locais de TV: a InterTV, afiliada da Rede Globo,  e a +TVC, emissora comunitária regional que mostra sinal em oito municípios da Serra Norte fluminense. Nos veículos impressos, destacam-se matérias e notas nos jornais O Globo, O Dia, O Fluminense (de Niterói, O Diário (de Campos dos Goytacazes) e O Debate (de Macaé); e um incontável número de inserções em sites, blogs e redes sociais como Facebook e Twitter.
Para uma amostra das matérias publicadas sobre a FLIM 2011, consulte o Apêndice.  
Conclusão
A segunda edição confirmou o potencial da Festa Literária de Santa Maria Madalena para catalisar a sociedade local, revelar e estimular a capacidade de mobilização da iniciativa privada e comunitária em parceria e em diálogo com o poder público e, em consequência, aumentar o senso de orgulho e autorrealização dos cidadãos madalenenses.
O rápido crescimento do evento é, de um lado, motivo de comemoração. De outro, representa um desafio. Os organizadores e realizadores da FLIM têm consciência da necessidade de corresponder às crescentes expectativas em relação à continuidade do evento e à contínua superação de seus padrões de qualidade.
A visão de futuro da FLIM é sua institucionalização, para, de um lado, facilitar a obtenção de recursos, sob a forma de patrocínios e apoios públicos e privados, para sustentar seu crescimento em quantidade e em qualidade. De outro lado, espera-se que, a médio e longo prazo, se torne um indutor de outras iniciativas educacionais e culturais que possam funcionar como vetores de desenvolvimento econômico para o município.
A III Festa Literária de Santa Maria Madalena - FLIM 2012 já está marcada para 24 a 26 de agosto de 2012.  

Apêndice
A lista a seguir é uma amostra, não representando todo o universo de mídia espontânea obtido pela FLIM 2011.
Televisão e rádio:
•InterTV – noticiário Bom Dia Rio em 26/08/2011
•InterTV – noticiários Bom Dia Rio e RJ TV – 29/08/2011
+TVC - TV comunitária regional que atende e mostra sinal nos municípios de Cordeiro, Cantagalo, Macuco, S.S. do Alto, Trajano de Moraes e Madalena. Inserções/apresentações em horários variados.
•Rádio Band (Campos/RJ)
•Rádio Transa Norte (Norte/Noroeste Fluminense)
Veículos impressos:
•O Globo – coluna do Ancelmo -  26/08/2011 e caderno Serra – 27/08/2011 – pág.16/17
•O Dia – caderno Niterói – 13/08/2011
•Jornal O Fluminense (Niterói/RJ) – coluna Gente de Estilo – 13/08/2011
Sites:
Rádio Transa Norte 87,9 FM – 15/08/2011 - Festa Literária de Sta Maria Madalena – http://www.transanortefm.com/site/2011/08/15/festa-literaria-de-sta-maria-madalena-26-a-2808/

•Blog do Liberati (Rio/RJ)

Programe-se: Festa Literária de Santa Maria Madalena

Blog Procura-se um Coração (Rio/RJ)
 II Festa Literária de Santa Maria Madalena. Eu vou!

• Portal OZK News  (São João da Barra/RJ) – editoria Cultura e Lazer
• NF10.com.br  (Nova Friburgo/RJ)

Festa Literária de Santa Maria Madalena no fim do mês: Homenageada será a teatróloga Maria Clara Machado

Jornal O Madalenense 25/08/2011
Entrevista com Sirlei da Silva Reigoto falando sobre a FLIM e convidando a população em geral para participar desta encantada festa literária

In 360 (site da emissora InterTV, afiliada da Rede Globo)

Santa Maria Madalena terá festa literária com uma programação extensa; confira!

http://www. in360.globo.com/rj/noticias.php?id=20048
•In 360 – matéria do Bom Dia Rio, em 25/08/2011
Começa nesta sexta-feira (26) a Festa Literária de Santa Maria Madalena

• O Campista (Campos/RJ)


exitorio.com.br/.../festa6005-ii+festa+literaria+de+madalen...
•Revista Visão Socioambiental (Macaé/RJ)
•Cultura Nova Friburgo
http://culturanfriburgo.blogspot.com/2011/08/26-28-de-agosto-festa-literaria-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

A cidade

Encravada na Serra Fluminense, a 230 quilômetros do Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena mantém a arquitetura do tempo dos barões do café, em meio ao verde da Mata Atlântica. Sua combinação de beleza e simplicidade encanta os visitantes.


OUTRAS FLIM


Como chegar,
Onde ficar

Informações

culturaflim@gmail.com

Créditos

Projeto gráfico: AndersonGrafus
Foto da Pedra Dubois: Leandro Almeida