terça-feira, 22 de agosto de 2023

Duas novas maravilhas de Julio Emilio

  

“Em meados de 1929, Antoine de Saint-Exupèry, autor de O pequeno príncipe, fez um pouso forçado nas imediações da cidade gaúcha de Pelotas...”

Esse é o começo de Debaixo da Via Láctea, um dos dois novos livros que Julio Emilio Braz, o grande homenageado da FLIM 2023, está trazendo para lançar na FLIM, neste fim de semana.

O outro é Na ponta de meus dedos. Um trechinho: “De tempos em tempos, principalmente quando as coisas ficavam difíceis lá em casa, ele abria o mapa, fechava os olhos (e eu com ele) e apontava para algum lugar: Tegucigalpa, Mumbai, Sydney, Potosí, Sacalina, Kalahari. Naqueles instantes de dificuldades, quando as brigas eram constantes e ele mais uma vez estava desempregado, o mundo estava na ponta de nossos dedos.”

São belezas assim que tornaram esse autor de obras já clássicas da literatura infanto-juvenil brasileira, como Crianças na Escuridão e Saguairu, um ídolo de crianças e jovens nas escolas de todo o Brasil, que ele percorre com todo prazer sempre que convidado pelos professores. Seus livros também lhe valeram prestigiosos prêmios no Brasil (como o Jabuti, já em sua estreia em 1988) e na Europa (Alemanha, Áustria e Suíça), assim como traduções em espanhol, italiano, inglês, dinamarquês e flamengo.

É uma grande honra para a Festa Literária de Santa Maria Madalena ter Julio Emilio Braz como seu homenageado nesta edição de 2023. E uma grande oportunidade para aqueles que já passaram da idade de ler livros infantojuvenis descobrirem a riqueza e a beleza das invenções de Julio Emilio.

 Veja aqui a programação da FLIM que começa nesta sexta, 25/08/2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

A cidade

Encravada na Serra Fluminense, a 230 quilômetros do Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena mantém a arquitetura do tempo dos barões do café, em meio ao verde da Mata Atlântica. Sua combinação de beleza e simplicidade encanta os visitantes.


OUTRAS FLIM


Como chegar,
Onde ficar

Informações

culturaflim@gmail.com

Créditos

Projeto gráfico: AndersonGrafus
Foto da Pedra Dubois: Leandro Almeida