quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Os animais e a cultura

O que a mula sem cabeça, o Anhangá dos índios brasileiros,  o Batman, o  Homem-Aranha, o Frajola e as Tartarugas Ninja têm em comum?

O Homem-Morcego e o Homem-Aranha: animais na cultura pop

Resposta: todos são exemplos de como os animais são representados na cultura. Uns na cultura popular, como a mula sem cabeça e o pequeno cervo que os índios brasileiros chamavam de Anhangá (e que os jesuítas achavam que representava o demônio). Outros, como o Homem-Aranha e o Batman, na cultura pop, com seus filmes  e revistas em quadrinhos.

Urso e pinguim: encontro impossível na natureza

Para conhecer os “bastidores” dessas representações que fazemos dos animais,  aproveite a exposição interativa que a equipe dos biólogos Elidiomar Ribeiro da Silva, da Unirio, e Luci Boa Nova Coelho, da UFRJ, vai apresentar na FLIM 2019.  Entre outras coisas, você vai ficar sabendo por que o urso polar e o pinguim que estrelam aquele desenho animado jamais teriam se encontrado na natureza... E por que os jesuítas que vieram para o Brasil no século 16 entenderam tudo errado sobre o Anhangá.

A exposição vai ficar na Praça Frouthé no sábado 31/08 e no domingo 01/09. Os dois biólogos e sua equipe estarão a postos para conversar com você. Aproveite!

Um comentário:

Seguidores

A cidade

Encravada na Serra Fluminense, a 230 quilômetros do Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena mantém a arquitetura do tempo dos barões do café, em meio ao verde da Mata Atlântica. Sua combinação de beleza e simplicidade encanta os visitantes.


OUTRAS FLIM


Como chegar,
Onde ficar

Informações

culturaflim@gmail.com

Créditos

Projeto gráfico: AndersonGrafus
Foto da Pedra Dubois: Leandro Almeida