quinta-feira, 25 de agosto de 2022
Cuidados para aproveitar bem a FLIM
O que mais tem pra fazer na FLIM?
→ Passar na
Feira de Livros para se fartar com todas as opções oferecidas pelos sebos e
livrarias: novos lançamentos, best-sellers,
livros usados e até raridades.
→ Passar na
tenda do Projeto Livro Livre (antiga Biblioteca do Dezessete), para escolher
livros usados distribuídos gratuitamente. E se você tiver algum livro sobrando,
pode deixar lá para que outros o levem.
→ Visitar a
Tenda dos Artesãos e comprar lembranças e presentes.
→ Tomar um café quentinho no charme das cafeterias ou na informalidade das padarias.
→ Tomar sorvete ou comer pipoca na rua, como quando era criança... Ou bebericar nas calçadas dos bares agora que é gente grande!
Aproveite tudo isso!
quarta-feira, 24 de agosto de 2022
História e ciência juntas na FLIM
Nos séculos 18 e 19, muitos naturalistas, nome que então se dava aos estudiosos da natureza, vieram da Europa estudar o Brasil. A começar pelo mais ilustre deles, o inglês Charles Darwin, que em 1832 andou aqui por perto de Santa Maria Madalena – mais precisamente na vizinha Conceição de Macabu – investigando a fauna e a flora da Mata Atlântica. É sobre a evolução do conhecimento científico no Brasil a partir das descrições feitas pelos naturalistas viajantes que o professor de Ecologia da Uerj, Carlos Frederico Duarte da Rocha, o Fred que muitos madalenenses já conhecem, vai falar domingo, em sua palestra no café da Riva. Não perca!
Domingo, 14h, no Senhor Café – Naturalistas viajantes no Brasil: 1783-1888: Um século de expedições científicas.
terça-feira, 23 de agosto de 2022
Dois rios imensos, dois romances na FLIM
O Amazonas inspirou André Gardel, escritor gaúcho radicado no Rio de Janeiro, a empreender uma fascinante “viagem” literária, que começa na Grécia mitológica da Odisseia de Homero e atravessa a floresta amazônica, com suas próprias mitologias, suas gentes de múltiplas cores e etnias, suas maravilhas e seus conflitos de ontem e de hoje. A viagem de Ulisses pelo rio Amazonas é um livro repleto de loucas aventuras, como convém a toda narrativa épica. Gardel, que também é professor de Letras e de Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio), vai nos brindar com uma palestra sobre a Amazônia mítica e a Amazônia real, esta que aparece nos noticiários quase todos os dias.
Já o rio Doce – ou melhor, uma velha fazenda encravada em seu vale – inspirou a mineira Geny Vilas-Novas, que nos traz o seu Todo dia é domingo, uma narrativa recheada de memórias da vida no interior. Nela as aventuras estão confinadas a uma casa e seu quintal, mas nem por isso são menos aventurosas. Escrito muitos anos antes da publicação, o romance de Geny conta com um prefácio assinado pelo crítico Antônio Olinto, falecido em 2009. “Geny Vilas-Novas nos devolve um Brasil que era nosso e não sabíamos, num retrato do interior que se mostra por inteiro”, diz Olinto. Para o leitor é também uma viagem: a um interior geográfico e ao interior dos humanos que o habitam.
Anote aí: Sábado 18 h, no Tendão Cultural – Palestra de André Gardel, com lançamento do livro A viagem de Ulisses pelo rio Amazonas. Domingo 11h às 12h, na Tenda Literarte 2 – Bate-papo com Geny Vilas-Novas, seguido de lançamento do livro Todo dia é domingo.
Veja aqui a programação completa da FLIM 2022
segunda-feira, 22 de agosto de 2022
Por dentro dos contos e crônicas
Não perca! Sábado, no Tendão Cultural:
11h às 12h30 – Roda de Crônicas, com Angela Rocha, José Attila Valente, Liduína Xavier, Romildo Guerrante, Selma Nardacci e Vera Marina. 15h às 16h30 – Roda de Contos, com Adriana Vieira Lomar, Gustavo Tadeu Alkmin e Julianne Veiga.
Veja aqui a programação completa da FLIM 2022
domingo, 21 de agosto de 2022
Quatro artistas e um jovem fotógrafo
Os artistas acolherão no espaço o jovem (14 anos) madalenense Brayan Giron Maia, que apontou a câmera do celular para o céu de Santa Maria Madalena. Suas fotos mostram por que o município acaba de ganhar o título de “Cidade das Estrelas”.
Para completar, o escritor José Attila Valente vai fazer no mesmo local, no sábado às 15h, o lançamento de seu primeiro romance, Cidade Afora - uma narrativa recheada de memórias da vida no interior nos anos 50/60.
Anote aí:
Exposições (Sábado
10h às 18h e Domingo 10h às 16h)
- Pixel, quando nem
tudo é imagem, de Lina Ponzi
- Obras de Desirée Monjardim e Emanuel Monjardim
- Enfim chegou, de Rubens Mattos
- Cidade das Estrelas, de Brayan Giron Maia
Extras: Sábado, 14h às 15h - Atividade interativa com o trabalho Selfie, de Lina Ponzi. 15h às 16h - Lançamento do livro Cidade Afora, de José Attila Valente.
Veja aqui a programação completa da FLIM 2022
quinta-feira, 18 de agosto de 2022
Cultura e diversão para a família inteira
A programação destinada ao público infantil e ao público juvenil está recheada de atrações nesta edição da FLIM. Tem livros, tem música e tem brincadeiras. E se você é um papai ou mamãe que precisa acompanhar os pequenos, mas também quer se divertir e se informar ao mesmo tempo, preste atenção nas atividades indicadas para toda a família. Vai vendo aí:
Para as crianças
- Lançamento de A menina do cabelo azul, de Morena Cattoni, e Preta de ébano, de Gisela de Castro. Sáb. 10h às 11h – na Tenda LiterArte 3
- Barca das Letras –
Leituras e brincadeiras com o Palhaço Ribeirinho. Sáb.10h às 18h/Dom. 10h às 16h – na Praça Frouthé
- Lançamento de A abelha verde, de Bia Fernandes. Sáb. 14h às 15h – na Tenda LiterArte 3
- Lançamento de Por que tenho que quebrar o porquinho?, de
Izabel Gregório. Dom. 10h às 11h – na Tenda
LiterArte 1
- Contação de histórias e lançamento do
livro Pedro Baleia, de Rosana
Andréia. Dom. 10h às 12h – no Tendão
Cultural
- Histórias, dobraduras e piadas – Contação e oficina para crianças com a Família Lino Leitora. Dom.14h às 15h – na Praça Frouthé
Para os jovens
- Lançamento de Contos Germinados, de Fabiana Corrêa; e Quintais de Passarinho, de Gabriel Corrêa Balbo Monnerat. Sábado 10h às 11h – na Tenda Literarte 1
- Lançamento de Janela de minha alma, coletânea de poemas adolescentes de Binha Ferraz Dauma. Sáb. 10h às 11h – na Tenda LiterArte 2
Para toda a família
- Madeira pra que te quero – Oficina de pintura e corte com instrutores da Escola de Marcenaria Otto Schuwey . Sáb. 10h às 18h/Dom. 10h às 15h – na Praça Coronel Braz
- Lançamento dos livros infantis Caloca e o clube dos meninos e O reino do aqui. Bate-papo com as autoras Aline de Moraes e Silvana Bezerra Magalhães, sobre como falar com crianças de temas como preconceito de gênero e xenofobia. Sáb. 11h às 12h – na Tenda LiterArte 1
- No tom da infância. Espetáculo lítero-musical, com Marisa Maia, Luciano Santos e Yvson Bruno. Sáb. 14h às 15h – no Tendão Cultural
- Lançamento do livro Barca das Letras: Cartas de navegação e utopias, que conta as memórias da Biblioteca Itinerante Barca das Letras. Sáb. 14h às 15h – na Praça Frouthé
- Cortejo Brincante – Companhia Arteira
de Nova Friburgo. Sáb. 16h às 17h – na Tenda LiterArte 2
- Lançamento do
livro infantojuvenil Somos Estrelas?,
de Dina Feijó. Sábado 17h às 18h – na Praça
Coronel Braz
Veja aqui a programação completa da FLIM 2022
segunda-feira, 15 de agosto de 2022
Escolas trazem a Semana de 22 para Madalena
A participação das escolas madalenenses na FLIM promete boas surpresas. O tema é conhecido: o centenário da Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo em fevereiro de 1922. Mas professores e alunos, da rede pública e privada, da sede aos distritos, do ensino infantil ao ensino básico, capricharam nas pesquisas para suas apresentações. Além de explorarem as obras das figuras mais proeminentes, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Villa-Lobos, Oswald e Mario de Andrade, vão mostrar personagens menos conhecidos que também tiveram papel importante na introdução do modernismo no Brasil, dentro ou fora da Semana de 22. Dentre estes, o pintor John Graz, o escritor mineiro Agenor Barbosa e o paulista Afonso Schmidt.
Para completar, ainda teremos a arte surrealista dos alunos do ensino médio, na Escola Barão de Madalena; e as creches celebrando os 130 anos de nascimento de Monteiro Lobato.
sexta-feira, 5 de agosto de 2022
Para ouvir, dançar e cantar junto
Anote aí as atrações do cardápio musical da FLIM 2022
- O sax de Zezinho Perdomo dá o tom no Sarau das Estrelas. 21h, Barão de Madalena com Mattos Pitombo.
- O grupo Prata da Casa, formado por oito músicos, toca e canta sucessos da MPB. 22h, Tendão Cultural.
- Marisa Maia, Luciano Santos e Yvson Bruno combinam histórias e músicas para alegria da criançada. 14h, Tendão Cultural.
- Zé da Mala e seus músicos celebram os ritmos brasileiros. 22h, Tendão Cultural.
Domingo, 28/08
- Sanfoneiros e violeiros convidam para o forró. 15h, Tenda Literarte 1.
- A banda vai passar. E fazer um carnaval. 17h, Tendão Cultural.
Veja aqui a programação completa da FlIM 2022
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2022
(11)
-
▼
agosto
(9)
- Cuidados para aproveitar bem a FLIM
- O que mais tem pra fazer na FLIM?
- História e ciência juntas na FLIM
- Dois rios imensos, dois romances na FLIM
- Por dentro dos contos e crônicas
- Quatro artistas e um jovem fotógrafo
- Cultura e diversão para a família inteira
- Escolas trazem a Semana de 22 para Madalena
- Para ouvir, dançar e cantar junto
-
▼
agosto
(9)