terça-feira, 15 de setembro de 2020

Relatório da FLIM 2020

 

Apresentação 

A FLIM - Festa Literária de Santa Maria Madalena/RJ  é realizada anualmente desde 2010, no centro histórico da cidade. Em 2020, devido à necessidade de evitar aglomerações durante a pandemia da Covid-19, a 11a edição da festa, realizada no período de 28 a 30 de agosto, foi exclusivamente online.

Os resultados da FLIM 2020, tanto em termos de conteúdo oferecido quanto de participação do público, foram muito além do que esperavam os organizadores, considerando as  dificuldades impostas pela pandemia. Foram oferecidas quase 40 atrações, na forma de vídeos e lives, produzidas por escritores, artistas e educadores de Santa Maria Madalena e  de outros municípios da região Serrana, da região dos Lagos e até do Norte do Brasil. 

Destaque especial foi a participação das escolas de ensino infantil e fundamental de Santa Maria Madalena. Nada menos que 13 escolas, incluindo várias das mais distantes localidades da zona rural madalenense, superaram os desafios do ensino a distância para mobilizar os professores, os alunos e suas famílias e produzir atividades especialmente para a FLIM. Outro destaque foram as carinhosas e animadoras mensagens enviadas por escritores homenageados em edições anteriores do evento: Bia Bedran, Antonio Torres, Ana Maria Machado, Nei Lopes e Nélida Piñon. 

No link  a seguir, é possível ver e rever tudo isso e muito mais: apresentações de artes cênicas, saraus para adultos e crianças, contações de histórias, palestras, lançamentos de livros e exposições de fotografia e arte contemporânea. Acesse aqui.

A todos que contribuíram para o sucesso da FLIM 2020, nossos agradecimentos.

Santa Maria Madalena, 15 de setembro de 2020 

Simone Giron  – Presidente da Associação Pró-Cultura de Santa Maria Madalena

Marcelo Freixo Lima – Secretário Municipal de Educação, Esporte e Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

A cidade

Encravada na Serra Fluminense, a 230 quilômetros do Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena mantém a arquitetura do tempo dos barões do café, em meio ao verde da Mata Atlântica. Sua combinação de beleza e simplicidade encanta os visitantes.


OUTRAS FLIM


Como chegar,
Onde ficar

Informações

culturaflim@gmail.com

Créditos

Projeto gráfico: AndersonGrafus
Foto da Pedra Dubois: Leandro Almeida