terça-feira, 23 de maio de 2023

Julio Emilio Braz: o homenageado da FLIM 2023



O homenageado da 14a FLIM é Júlio Emílio Braz, autor de livros infantojuvenis nos quais, em linguagem adequada a crianças, adolescentes e jovens, trata de temas adultos e atuais, que afetam o cotidiano de todos nós.  É por isso que suas obras – mais de 100 publicadas em quatro décadas de carreira literária – interessam a públicos de todas as idades.

De um humanismo simples, direto e objetivo, sem deixar de ser literário, Julio Emilio aborda temas espinhosos do mundo contemporâneo. As diferenças étnicas, políticas e religiosas; as várias formas de violência nas escolas, nas famílias e na sociedade; a solidão dos idosos e das pessoas que têm deficiências ou doenças incapacitantes; o desemprego entre os jovens; o drama do alcoolismo; e até o impacto na vida de crianças cujo pai é acusado de corrupção são alguns dos assuntos tratados em suas histórias com leveza, simplicidade e sabedoria. 

Suas obras se caracterizam pelo empenho em promover a compreensão e o respeito às diferenças entre os indivíduos e entre os diversos grupos sociais. Buscam um diálogo permanente entre identidade e diversidade, convidando o leitor a exercer a empatia. São essas ideias que inspiram a programação da FLIM para este ano, sintetizada no lema “Únicos e Plurais”.

O homenageado da FLIM nasceu em Manhumirim (MG), em 1959, e vive no Rio de Janeiro desde os cinco anos de idade. Aprendeu a ler sozinho, e aos seis anos já lia revistas de terror, um gênero que aprecia até hoje e que aparece em algumas de suas obras.

Generoso e despojado, Julio Emilio não cobra por palestras em escolas, costuma doar seus livros a bibliotecas e outras instituições e leva uma vida simples, sem buscar luxos, premiações e celebridade. Mas desfruta do reconhecimento e do prestígio que só os grandes criadores de cultura conseguem obter.

Saiba mais sobre os livros de Julio Emilio Braz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

A cidade

Encravada na Serra Fluminense, a 230 quilômetros do Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena mantém a arquitetura do tempo dos barões do café, em meio ao verde da Mata Atlântica. Sua combinação de beleza e simplicidade encanta os visitantes.


OUTRAS FLIM


Como chegar,
Onde ficar

Informações

culturaflim@gmail.com

Créditos

Projeto gráfico: AndersonGrafus
Foto da Pedra Dubois: Leandro Almeida