terça-feira, 24 de julho de 2012

Teatro na FLIM junta Clarice e Molière para fazer rir e pensar


O grupo carioca de teatro No Palco da Vida, comandado pelo ator e diretor Wal Schneider, vai trazer para a FLIM o espetáculo Vamos Combinar Clarice e Molière. Trata-se de uma recriação da conhecida peça O doente imaginário, do francês Molière, na qual uma das personagens entra numa espécie de delírio e traz à cena a brasileira Clarice Lispector e seu encantador texto Das vantagens de ser bobo.

Para Wal Schneider, as engraçadas peripécias de O doente imaginário  "têm tudo a ver com o bobo de Clarice". A peça francesa, escrita em 1673, inspira-se, como os demais trabalhos de Molière, na Commedia Dell´Arte italiana, na qual o personagem do Arlequim é uma espécie de bobo da corte – a figura que, através do humor e das presepadas que faz, denuncia e critica a hipocrisia da sociedade, a arrogância dos poderosos e as fraquezas humanas em geral.

Em O doente imaginário, o velho Argan é um homem rico, sovina e hipocondríaco, cercado por pessoas ambiciosas que criam estratagemas para explorá-lo. Tudo isso sob o olhar debochado e crítico da empregada Nieta. É através dela que Wal Schneider explora no espetáculo as similaridades que encontrou entre Clarice e Molière. E, de quebra, ainda se inspira numa terceira figura muito conhecida dos madalenenses: Dercy Gonçalves. Como Nieta, o Arlequim e os “bobos” em geral, ela também usava o humor como arma certeira contra nossas mazelas.

Wal Schneider (de verde na foto) conduz um projeto social que traz para o mundo do teatro jovens moradores das imediações do Complexo do Alemão, no Rio. Mas a montagem de Vamos Combinar Clarice e Molière que será apresentada na FLIM 2012 será com atores adultos. 

2 comentários:

  1. Estou encantada com o evento. Como gostaria de estar aí para participar! Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos muito o incentivo. Quem sabe você consegue vir, se não este ano, no próximo... e trazendo o madrigal de Cuiabá para se apresentar na FLIM. Já pensou?

    ResponderExcluir

Seguidores

A cidade

Encravada na Serra Fluminense, a 230 quilômetros do Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena mantém a arquitetura do tempo dos barões do café, em meio ao verde da Mata Atlântica. Sua combinação de beleza e simplicidade encanta os visitantes.


OUTRAS FLIM


Como chegar,
Onde ficar

Informações

culturaflim@gmail.com

Créditos

Projeto gráfico: AndersonGrafus
Foto da Pedra Dubois: Leandro Almeida