quinta-feira, 27 de setembro de 2012

FLIM 2012 - Relatório para apoiadores e parceiros


RELATÓRIO FLIM 2012


Apresentação

A FLIM - Festa Literária de Santa Maria Madalena, realizada anualmente no último fim de semana de agosto, é uma iniciativa da sociedade civil, em parceria com o poder público e empresas. A missão da FLIM é contribuir para a evolução da educação e da cultura em Santa Maria Madalena e região e para a dinamização da economia do município, através do estímulo ao turismo cultural. 

Desde a criação, em 2010, o evento é viabilizado pela formação de alianças entre o poder público, o comércio local, os educadores e a comunidade em geral; e por parcerias com artistas e intelectuais locais e de outros municípios. Tais alianças se traduzem em trabalho voluntário e doações de pessoas físicas, empresas e instituições.  

Este Relatório apresenta os resultados da terceira edição da FLIM, realizada entre 24 e 26 de agosto de 2012. Os resultados obtidos em todos os níveis – educacionais, culturais e econômicos – foram além do esperado. O crescimento da FLIM, em quantidade e qualidade, faz com que, em apenas três anos de existência, o evento já se compare, em termos de negócios gerados para a rede hoteleira e o comércio, à tradicional festa de aniversário do município. Além disso, com a visibilidade já alcançada, a FLIM está contribuindo para firmar a presença de Santa Maria Madalena e região no mapa cultural do Estado do Rio.

O mérito é de todos os cidadãos madalenenses, seus apoiadores, amigos e parceiros dentro e fora de Santa Maria Madalena. Estamos todos de parabéns!


                                      Santa Maria Madalena, 18 de setembro de 2012

                              Rogério Botelho – ACIAM (Ass. Ind., Com. e Agropecuária de S.M.Madalena)
                                    Nelson Saraiva – Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte
                                    Terezinha Costa – Biblioteca Juvenil do Dezessete
                                   

 O público

Em razão da natureza da festa, que é realizada simultaneamente em diferentes locais fechados e abertos, no centro histórico da cidade, sem controle de entrada, é difícil aquilatar números de público. Apesar disso, estimamos que um total de 3.500 a 4 mil pessoas passaram pelas diferentes atrações oferecidas entre a noite da sexta-feira 24/08 e o entardecer de domingo, 26/08. Do total, cerca de 40% eram provenientes de outras cidades, dentre as quais foi possível identificar Rio, Niterói, São Gonçalo, Macaé, Campos, Cantagalo, Cordeiro, Quissamã, Carapebus, Nova Friburgo e Trajano de Moraes.

Vale notar que Madalena tem uma população de apenas 10.800 habitantes, metade dos quais moradores de distritos muito afastados do centro da cidade. Centenas de estudantes da rede escolar municipal foram trazidos para a festa, por ação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que facilitou a vinda dos alunos das escolas rurais.

Atribuímos o afluxo de visitantes de outros municípios ao aumento do nosso esforço de mobilização da mídia regional e redes sociais, combinado a um boca-a-boca crescentemente positivo. Acreditamos que o número de participantes teria sido ainda maior se não tivesse chovido na região na tarde de sexta-feira 24/08, o que desmobilizou excursões programadas de estudantes de municípios vizinhos.

O conteúdo da FLIM também cresceu. Das 20 atrações que compunham a programação da primeira edição, realizada em 2010, o evento passou para 40 na segunda e 60 nesta terceira edição. Em 2010, 90% das atrações eram locais (na maioria produzidas pelas escolas municipais), enquanto  em 2012 o percentual de atrações vindas de fora do município subiu para 43% - sem que isso tenha implicado em redução da participação local. Esses números indicam o grau de maturidade que o evento já atingiu.


Ganhos econômicos

É importante ressaltar que, sendo uma iniciativa liderada pela sociedade civil e largamente baseada em doações e trabalho voluntário, a FLIM não tem finalidade lucrativa. Assim, quando se mencionam ganhos econômicos, estes devem ser entendidos como ganhos para a economia do município, provenientes do movimento gerado pela FLIM no comércio e nos serviços.




A rede hoteleira da cidade operou com 100% de sua capacidade, tendo sido necessário mobilizar acomodações alternativas. Os restaurantes e bares do centro da cidade ficaram lotados – num movimento equivalente, em termos numéricos, ao dos eventos tradicionais do município e somente inferior ao do Carnaval. Vale ressaltar que, ainda em comparação com o Carnaval, a FLIM atrai um público diferenciado, caracterizado pelo poder aquisitivo maior, conforme registraram comerciantes. 


Ganhos educacionais e culturais

Do ponto de vista da educação e da cultura, houve evidentes impactos positivos. Os jovens acima de 14 anos, uma faixa habitualmente refratária a iniciativas promovidas pelos mais velhos, se engajaram no evento nesta terceira edição. Exibiram seus próprios produtos culturais, como foi o caso do grupo de adolescentes que apresentou textos de Clarice Lispector na abertura da Festa e encantou moradores e turistas; e da banda de rock recém-criada, que animou o encerramento com igual sucesso. Graças à repercussão de sua atuação na FLIM, ambos os grupos receberam convites para se apresentar em outros eventos.

Aceitando o desafio de trabalhar em sala de aula os textos da escritora homenageada Clarice Lispector, uma autora habitualmente considerada “difícil” por sua singularidade no panorama da literatura brasileira, as escolas públicas municipais, a única escola privada e a única escola estadual, se saíram muito bem: mostraram criatividade e qualidade de acabamento, tanto nos trabalhos que envolviam habilidades artesanais e decorativas quanto nos que envolveram leitura, escrita e dramatizações. 

Foram realizadas palestras sobre literatura e temas como meio ambiente, consumo e felicidade, com especialistas convidados, contribuindo para a elevação da qualidade do conteúdo e aumentando a visibilidade do evento nas cidades do entorno e na região metropolitana. 

Escritores independentes pleitearam – e conseguiram – espaço na festa para apresentar seus livros, o que comprova que o evento está ganhando visibilidade nos circuitos de produção cultural.

Atrações de interesse específico da cultura madalenense, como a exposição sobre um personagem da história local recente e a mostra de fotos antigas da cidade, foram combinadas com atrações de interesse cultural geral – seguindo, assim, a estratégia da FLIM de promover o diálogo cultural entre diferentes públicos e comunidades.

Contatos com agentes culturais como editoras, livreiros, produtores, artistas, escritores e poetas do Rio, Niterói e Macaé foram iniciados e/ou fortalecidos, o que faz prever ganhos ainda maiores em qualidade do conteúdo nas próximas edições e até repercussões culturais que poderão ir além das fronteiras da própria FLIM, traduzindo-se em outros eventos e ações culturais ao longo do ano.


Repercussão na mídia

A cobertura de imprensa foi ainda maior que a do ano anterior. Além de termos voltado a conseguir o mesmo espaço na InterTV, emissora regional de televisão afiliada da Rede Globo, que transmitiu duas reportagens sobre o evento (uma na sexta-feira 24/08 e outra na segunda-feira 27/08), voltamos a conquistar espaço nos principais jornais de Macaé e Nova Friburgo. Adicionalmente, conquistamos espaço no jornal de Cabo Frio, no caderno Prosa & Verso do jornal O Globo e na revista literária Metáfora.

Na mídia digital, foram publicadas matérias e notas em sites jornalísticos como Conexão Jornalismo e revista Plurale, em diversos sites institucionais e em blogs, tendo sido registrada pelo menos uma inserção em blog estrangeiro (Portugal). Além disso, pela primeira vez utilizamos mais efetivamente as redes sociais. Foi criada a página da FLIM no Facebook, a qual gerou uma grande quantidade de compartilhamentos; e foi mantida a página criada no Twitter em 2011, além do blog oficial, ativo desde 2010.

Deve-se observar que toda a mídia obtida foi espontânea, isto é, não se tratava de anúncios pagos. Isto significa uma grande vantagem em termos de credibilidade para o evento, que também resulta em impactos positivos para as pessoas, empresas e instituições parceiras.

Para mais detalhes sobre a cobertura de imprensa, favor ver o Apêndice deste documento.

O futuro

Diante do aumento rápido e constante no número de visitantes e de agentes culturais interessados em participar do evento, o coletivo organizador da FLIM vai fazer nos próximos meses uma análise e revisão da estratégia do evento. Entre outros aspectos, serão examinadas formas de compatibilizar o crescimento da FLIM com a infraestrutura hoteleira e de serviços da cidade. O objetivo é evitar descompassos e desequilíbrios, para garantir a manutenção da qualidade do atendimento aos visitantes sem prejuízos à qualidade de vida dos moradores. Outros pontos estratégicos que serão examinados incluem a necessidade/viabilidade de institucionalização da FLIM; o papel do trabalho voluntário e do trabalho profissional; e as relações de parceria da sociedade civil com o poder público e o empresariado.

A FLIM 2013 está marcada para 23 a 25 de agosto de 2013.

Apêndice

A lista a seguir é uma amostra. Não representa toda a mídia espontânea obtida pela FLIM 2012.

Televisão e rádio:
 • Conexão Jornalismo em 10/07/2012 - www.conexaojornalismo.com.br

• InterTV, emissora afiliada da Rede Globo – duas reportagens nos dias 24/08/2012 e 27/08/2012

Veículos impressos:
• Jornal O Globo: Clarice na FLIM – nota no Caderno Prosa e Verso – 28/07/2012

• Jornal A Voz da Serra, de Nova Friburgo
Festa literária em Madalena terá mais de 60 atrações
• Jornal O Debate, de Macaé
Festa Literária em Madalena vai homenagear Clarice Lispector, Caderno Dois, 21/08/2012
• Jornal Diário do Litoral de 01/08/2012 – editoria Geral
Festa literária em Santa Maria Madalena terá mais de 60 atrações
• Jornal A Voz da Serra, 23/08/2012

Santa Maria Madalena realiza a 3ª Flim neste fim de semana - AVS ...

www.avozdaserra.com.br/.../santa-maria-madalena-realiza-a-3-flim-n...

• Jornal A Voz da Serra, 27/08/2012

Feira Literária de Madalena homenageia Clarice Lispector - AVS ...

www.avozdaserra.com.br/.../feira-literaria-de-madalena-homenageia-...
Santa Maria Madalena teve um fim de semana dedicado às ... o município sediou a 3ª edição da Festa Literária (Flim), desta vez com uma ...

Sites:
• Alta Conexão

Madalena realizará festa literária em agosto - Alta Conexão ...

www.altaconexao.com.br/exibNoticia.php?nt=377

• Boletim do Programa Rio Rural – 30/08/2012

3ª FLIM - Festa Literária - Santa Maria Madalena - RJ - Rio Rural

www.microbacias.rj.gov.br/agenda_visualiza.jsp?p_idAgenda=456

• Revista Plurale – Agenda de eventos

•Guia Cuca

• Movido a Cultura
www.movidoacultura.com/.../19-edição-da-festa-literária-de-santa-m...

• Selmo Vasconcelos
www.selmovasconcellos.com.br/.../iii-festa-literaria-de-santa-maria-m...

• Exito Rio
www.exitorio.com.br/.../festa6968-3a+flim+2012+casa+da+cultura+e...

• Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro
www.cultura.rj.gov.br › Programação cultural

• Jornal O Madalenense
www.omadalenense.com.br/agenda.php

• Jornal O Madalenense
omadalenense.com.br/71-tudo-pronto-para-a-grande-festa-da-cultura...

• Net Petrópolis
www.netpetropolis.com.br/materias.php?cd_materias...
20/08/2012 - 07:56 - A FLIM 2012 – III Festa Literária de Santa Maria Madalena - terá como homenageada especial a escritora Clarice Lispector (1920-1977).

• Litearte Paranaense
literarteparanaense.spaceblog.com.br/.../FLIM-2012-III-Festa-Literari...
14 jun. 2012 – FLIM 2012 — III Festa Literária de Santa Maria Madalena - RJ. 24 a 26 de agosto de 2012. Cultura e diversão para todas idades: teatro, poesia ...

www.visaosocioambiental.com.br/site/index.php?option...
Santa Maria Madalena, na região serrana fluminense, realiza de 24 a 26 de agosto próximo a terceira edição de sua festa literária, a FLIM 2012 ...

Projecto Maleta da Marieta (de Portugal)
FLIM- 2012. Festa Literária Santa Maria Madalena - RJ http://maletadamarieta.blogspot.com/ · Foto: FLIM- 2012 Festa Literária Santa Maria Madalena - RJ http://...

• Blog do Tony
blogdotony.com.br/?n=noticias+de+santa+maria+madalena+rj
Santa Maria Madalena, na Serra Norte fluminense, realiza de 24 a 26 de agosto próximo a terceira edição de sua festa literária, a FLIM 2012. O evento vai .

• Site do Colégio Gay Lussac
www.gaylussac.com.br/site/como-nascem-os-pintinhos/
13 ago. 2012 – ... parabeniza a aluna Jasmin Dezotti pelo lançamento do livro Sonhos em Poesias na Festa Literária de Santa Maria Madalena (FLIM)!

•Nova Friburgo News
www.novafriburgonews.com.br/ver_not.php?id=61600&ed...
3 ago. 2012 – Santa Maria Madalena, na Serra Norte fluminense, realiza de 24 a 26 de agosto próximo a terceira edição de sua festa literária, a FLIM 2012.

• Cultura NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário