quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Amor a palavras e imagens no trabalho de Liberati e Guina Ramos

Ambos são jornalistas, ambos são artistas, ambos se expressam com imagens – um fotografando, o outro desenhando. E ambos amam as palavras e também se expressam muito bem com elas. Os dois estarão mais uma vez na FLIM – já vieram em outras edições. O cartunista, caricaturista e ilustrador Liberati traz uma exposição de caricaturas de alguns dos seus escritores favoritos e, de quebra, promove uma oficina de desenho.O fotojornalista Guina Ramos vem lançar seu novo livro, Personagem Cabal, uma combinação de fotos e textos que só um fotógrafo com alma de escritor (ou vice-versa) poderia fazer.


A mostra de Liberati ficará aberta no sábado e no domingo, de 10h às 17h, na Casa Caputo, onde, no domingo, de 11h às 12h, ele apresentará uma novidade: armado de pilot e quadro-branco, vai  dar dicas básicas de como desenhar a figura humana e fazer ilustrações. O público, de qualquer idade, vai receber papel, lápis, caneta hidrocor e giz de cera. Não é obrigatório talento para desenhar. Basta a cara e a coragem. O resultado será pendurado num varal ali mesmo, junto aos desenhos do mestre. Um luxo, não é?



Já o lançamento do livro de Guina Ramos será no domingo, às 14h, também na Casa Caputo, com um bate-papo com o autor. Guina reúne em Personagem Cabal uma série de fotos em preto e branco, produzidas nos muitos anos em que trabalhou em alguns dos mais prestigiosos órgãos da imprensa carioca. São fotos que retratam pessoas comuns, as quais, por alguma razão, se tornaram notícia por um dia. Para cada imagem, ele escreveu um texto, promovendo um diálogo entre palavras e foto que vai muito além da simples – e perecível – legenda jornalística.